segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

» Provocações de Chael Sonnen

Sonnen: Declarações e provocações.
Por Evandro Pereira

Chael Sonnen é o maior e melhor “trash talker” da atual geração de lutadores. Ele possui uma incrível capacidade de dizer coisas absurdas e impensáveis, que todos sabem não ser verdadeiras, mas ainda assim consegue causar irritação em seus oponentes e risos em seus admiradores. 

Essa desenvoltura, inteligência e carisma nas entrevistas são os meus maiores motivos para gostar de Sonnen, pois em um mundo de entrevistas comportadas e tediosas, ele foge da mesmice e quase sempre diz algo inusitado e criativo. Sonnen não é apenas um lutador, é um verdadeiro “show man”.

Tudo que Sonnen diz deve ser interpretado com bom humor e bom senso, pois obviamente são provocações, e levar alguma delas à sério ou até se sentir ofendido com elas, é uma prova de fraqueza mental. O conto dos irmãos Nogueira oferecendo cenoura para um ônibus é alegórica e provocativa, deixar se ofender por ela é atender facilmente à intenção inicial da narrativa.
Deixando de lado o falso moralismo, provocações são parte do jogo em qualquer esporte. Quem nunca provocou um adversário em uma partida de futebol? Se doer com isso é falso patriotismo, o patriotismo idiota, se você realmente ama o Brasil, ajude a combater a desigualdade, é muito mais produtivo do que dar chilique quando um gringo faz piadas com o seu país. Isso é apenas um comportamento infantil.

Respeito no MMA é medido dentro do octagon e não pelo que é dito nas entrevistas, e Sonnen sempre foi sério e respeitoso dentro de suas lutas, não menosprezou adversários baixando a guarda ou gingando ridiculamente na frente deles, como Anderson fez algumas vezes, inclusive contra compatriotas. Então, quando Anderson Silva fala sobre respeito, soa extremamente hipócrita vindo de alguém com atitude tão arrogante e desrespeitosa.

Outra coisa que me chama a atenção é a contradição de pessoas que criticam Sonnen e idolatram Muhammad Ali. Notem que independente do que fizeram dentro de seus respectivos esportes, ambos são “trash talkers” de primeira linha, e se você duvida da semelhança, procure por entrevistas de Ali e verá que ele também era um falastrão e usava esse recurso para promover suas lutas, chamar a atenção do público e insultar oponentes com menos inteligência e menos autocontrole.

Entrevistas polêmicas e declarações controversas servem apenas para deixar o espetáculo mais interessante. 

Se você não aguenta, bebe leite!

GO SONNEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário