quinta-feira, 12 de abril de 2012

» PROFISSÃO REPÓRTER: o dia seguinte

Depois de todo alvoroço causado pelo Programa Profissão Repórter, cabe, neste momento, uma reflexão de tudo que aconteceu posteriormente.

Vimos durante todo o dia de ontem, a repercussão do fato. Muitos foram os sites que discutiram o caso. Dentre eles: Tatame, Casca Grossa, UOL Esporte e Portal PVT.  Nosso FC divulgou todos eles. Lemos com muito cuidado tudo que foi escrito e concluímos que , infelizmente, pairou no ar muito receio de expor a verdade que era tão simples e objetiva, ou seja, Andissu foi “arrogante”. Nada além disso identificaria o fato com maior clareza e maior “honestidade”.

No entanto  a mídia tratou o tema com “meias palavras”, com RESSALVAS, tentando justificar o episódio atribuindo parte da “culpa” ao “JOVEM” repórter, ou então às perguntas “mal-elaboradas” pela equipe do Programa.

Oras, façamos uma análise objetiva: se o mesmo fato tivesse acontecido e o personagem principal fosse Chael Sonnen, eles diriam a mesma coisa??? Evidente que não. Diriam apenas “Sonnen é arrogante com repórter da Rede Globo e abandona seus antigos companheiros” e ponto final, estaria dada a notícia “escandalosa”.

Mas o nome envolvido no escândalo era o de Andissu, portanto vamos “dar leveza” ao fato porque temos que preservar “o mito, o herói”.

Muitos dos jornalistas “baba-ovo” de Andissu, tentaram ainda, desqualificar o programa no geral. Dizendo que o conteúdo abordado foi tendencioso. Que as perguntas feitas foram de “de mal gosto” e blablabla. Teve até jornalista “ameaçando” leitores, via twitter.... Bafão!!!

Reconheço a sabedoria do comentarista do Canal Combate, Luciano Andrade. Todos nós sabemos o quanto ele é profundo conhecedor de MMA e o respeito demais neste sentido. No entanto acho ele muito chato e pouco carismático diante do público. Mas, talvez, ele tenha sido o ÚNICO que realmente expressou, via twitter, o que de fato aconteceu. 

O ponto de partida está em relacionar o programa em si ao público a que ele se destina. Neste caso, LEIGOS e não fanáticos por MMA. Os jornalistas envolvidos NÃO são especialistas da área, são meros expectadores RECENTES dessa “moda” que se transformou o MMA  portanto, é óbvio que as perguntas só poderiam ser as mais “escancaradas e amadoras (digamos assim)”... e não vejo erro nisso.

Caberia aos atletas terem em mãos as respostas mais adequadas, aproveitando o espaço para enaltecer as qualidades deste esporte. Terem diante das câmeras a postura mais “íntegra” possível para valorizar o esporte que praticam. Mas o que se viu foram respostas, em muitos casos, que em nada contribuíram para a “imagem” que está se criando em torno deste esporte e isso sim foi o grande erro.

Obviamente, o ERRO maior foi do Senhor Andissu, afinal ele era a “estrela” principal deste programa e o que se viu foi grosseria ao tratar o “jovem” repórter, bem como, o relato SINCERO de seu ex-treinador ao dizer que sente abandonado pelo dito cujo. E o que há de mal nessa entrevista??? Eu, telespectadora do programa, achei pertinente sim.

A fama, a popularidade traz consigo o “assédio”, especialmente por parte da imprensa e o “famoso” tem que estar apto a lidar com isso também e não somente com os “milhões de dólares” que entram em sua conta!! Pense nisso Andissu!!!

Abaixo linkamos todos os artigos que foram publicados para que possam ler cuidadosamente e analisar as “entrelinhas”... Reparem que já no “título” (chamada) da matéria a PARCIALIDADE se faz presente em alguns casos...

TATAME clique aqui
PORTAL PVT clique aqui
UOLESPORTE clique aqui
CASCA GROSSA clique

NOTA: Os sites CANAL COMBATE e  SPORTV, que, diga-se de passagem, SEMPRE fazem artigos sobre Chael Sonnen, de maneira tendenciosa e, em muitos casos, com sarcasmo, piadinhas e críticas severas, não se manifestaram, não publicaram absolutamente NADA sobre este caso. Interessante não acham???

E O ANDISSU nisso tudo???

Bem, em seu twitter ele disse:

“Fiquei muito triste com o que vi hoje. Não chegaria até aqui sendo arrogante, quem conhece minha história sabe do que estou falando. Você procura fazer tudo certo, se mantém focado no objetivo que é treinar, pois tem um grande desafio pela frente, e alguns preferem te ferir com golpes baixos e distorcidos. A cada dia eu aprendendo que não importa o quanto você bate e sim o quanto aguenta apanhar. É assim que se ganha”.

A princípio o que se percebe é que ele falou, falou, falou e não explicou absolutamente nada. Mas de qualquer forma, podemos dizer a este senhor o seguinte: COLHEMOS AQUILO QUE PLANTAMOS, você plantou “arrogância” e grosseria e colheu as consequências disso. Que não gostamos de você, isso o MUNDO já sabe, mas mesmo assim confesso que foi uma decepção muito grande  ver seu antigo treinador chorar pelo abandono..... INGRATIDÃO é uma das coisas mais feias que podemos ver num ser humano. Diante disso, cada vez mais se fortalece em nós o desejo de GO SONNEN!!!

11 comentários:

  1. Parabéns hein!! Mandou bem!!

    ResponderExcluir
  2. Comentar o que??? Já está tudo dito.
    Parabéns, galera!!!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho simpatia nenhuma pelo anderson fora do octogono, mas o chael nesse quesito nao deixa nada a desejar, é tao arrogante quanto ou mais, esse site deveria ser anti silva e não pró sonnen... E outra, o intuito do programa não era atingir os leigos e sim mostrar o dia a dia de quem trabalha com jornalismo, principalmente jornalistas iniciantes, logo é bom mostrar que perguntas idiotas não ajudam a fluidez de uma materia, muito menos perguntas que tendem ao sensacionalismo, é possivel fazer um jornalismo melhor que aquele, mas como sao iniciantes nao se pode crucifica-los...

    ResponderExcluir
  4. grande materia,parabens a equipe do site....
    GO SONNEN

    ResponderExcluir
  5. Bom dia galera!

    Sobre o vídeo, também acredito que alguém na posição de Anderson e com a visibilidade dele deveria ser mais polido, assim como já disse sobre Sonnen no passado. Fama também se trata disso, né!?

    Sonnen sofreu e sofre duras críticas pelo seu trash talk, e foi colocado como vilão, inimigo mortal do Brasil, correto!? A mídia parcial tem essa capacidade e o povo vai junto. Mais um mito criado.

    O povo gosta disto, comer gente viva e/ou chutar cachorro morto.

    O sentimento que tive é de que seria mais interessante A.S falar desde o inicio, "não quero/vou dar entrevista", "minha cabeça não esta voltada para isso agora". Seria mais justo com o repórter? Ele não seria taxado de estrela? Vai saber... Só acho que ele seria sim, mais justo com ele mesmo e talvez não perdesse a linha.

    Anderson foi arrogante, não soube lhe dar com essa situação. A mídia por sua vez tenta fabricar um super herói que é solicito, amigão, cordial, bonito que ajuda velhinhas a atravessarem a rua e paga picolé de limão para as criancinhas que estão jogando bola no campinho de terra... Isso vende. Mitos vendem, seja mocinho ou bandido. Vende pq a gente compra.

    Isso tudo se transforma como? Expectativa. Todos esperam um herói onde não há, onde há uma PESSOA. Ai vem a expectativa de que o cara dê entrevistas "corretas" e que atenda a ansiedade do público em encontrar um herói (A GLOBO está nessa peleja desde Senna e já f..deu com a vida de muito cara bacana). Vem a NOSSA expectativa em querer que o cara de lá seja o que nós pintamos dele.

    Aí acontece dele não ser bem aquilo que criamos/criaram e é somente alguém parecido com todos nós. Acaba-se o mito.

    Lamento mesmo é que alguém tenha sua vida exposta por não alimentar esses anseios. Falaram Sonnen "não paga impostos, tem problemas na justiça"... Cobram de Silva "não visita o cara que deu a faixa preta" "A família não desfruta do $ dele"....

    Alguém vive a vida deles para saber de fato os motivos de "deverem para justiça" ou por não "visitarem o pobre professor" ou saber se realmente a família não desfruta de nada? Eu me pergunto, EAI? Que eu tenho com isso??? Pessoas mais próximas fazem coisas muito parecidas e a gente nem acha isso tão horrível assim.

    Sei lá viu, acho isso baixo demais. Neste ponto lamento por C.S e A.S por serem famosos. O preço é alto. Alimentamos nossos heróis e estes por sua vez pagam caro.

    Negada, somos somente pessoas, eles também.... Continuo admirando A.S e C.S por váááários motivos.

    E a negada do buteco nem se fala! ^^

    CHEER´S!


    Murilo
    SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo, EU TE AMO....

      É meu convidado de HONRA pro churrasco da vitória...

      PARABÉNS... mto bom senso, em tudo que escreveu!!!

      OS DOIS erram..... e é isso que queremos que as pessoas percebam... Sonnen não é santo, tanto quanto Anderson tambem, nem eu, nem você e nem aqueles que nos cercam!!! Fim.. simples assim!

      Os papéis de "vilão e herói" são criados pela mídia mas não representam a "verdade"...

      Mil beijos pra você... sempre uma alegria e satisfação gigantes em recebê-lo por aqui!!!

      Obrigada por tornar nosso "boteco" mais interessante! Sou sua fã... qualquer dia vou montar "fã crubis" pra vc!!! \o/

      Excluir
    2. Excelente seu comentário, Murilo. Parabéns!!!
      Como disse a Lu, muito bom senso ;)

      Excluir
  6. Discordo em partes sobre a tal imparcialidade da imprensa nas matérias feitas.
    PVT e TATAME apenas publicaram o que viram em video e no twitter para que os leitores tirassem suas conclusões.
    UOL e CASACAGROSSA claramente tentaram amenizar a situação.

    Uma ressalva: Não somente o Luciano Andrade, mas também o Guilherme Cruz (@guicruzzz) em seu twitter soube expor de forma correta o que houve. Ele não expôs claramente opinião pessoal sobre o Anderson por ser um jornalista ético, mas sabemos que não é grande fã e mesmo assim conseguiu ser claro e imparcial.

    Entre outras coisas, disse ele:

    "Finalmente assisti ao polêmico e tão falado Profissão Repórter de ontem. Achei bem produzido, umas ideias interessantes, mas tem seus erros.
    Todos têm o direito de negar uma matéria desse jeito, é da intimidade de cada um, e o programa errou em "condenar" o Anderson por isso.
    Mas o Anderson errou também, pelo jeito que falou. Não quer dar entrevista? Ok, ninguém é obrigado, mas não saia gritando por causa disso.

    Não foi a 1º vez que ele fez isso, e nem foi a pior maneira de se negar uma entrevista, e ele sabe que errou. Ao menos, espero que saiba.

    Ter um crachá da Globo e ouvir um "não" deve doer, e colocar um estagiário para atuar pode render problemas. Tenho certeza que, se fosse o Caco Barcellos aí na hora, ele contornaria a situação de uma maneira melhor.
    Outra: o Glover disse que manipularam sua resposta. Se realmente aconteceu isso, é muito grave. Muito grave mesmo.
    Quanto à repórter perguntando se as lutadoras tinham medo de morrer. Bem, isso é tão patético que nem merece comentário."

    CONCORDO plenamente com o Guilherme quando diz que a pergunta foi patética, pois sabemos que NUNCA ninguem morreu lutando no MMA. Assim como foi patético perguntar se o atleta 'sentia prazer' em dar porrada.

    Concluo que o programa teve suas falhas sim, afinal, são pesooas que estão começando carreira e que atire a primeira pedra quem nunca errou no trabalho.
    Mas em geral foi um bom programa. Achei fraco, porém bom.

    Vi pessoas resmungando que não deveriam ter mostrado o treinamento intenso, a luta para perder peso daquele jeito e tanto dos batidores.
    Mas esta é a proposta do programa Profissão Reporter, então pergunto: Se não mostrarem isso vao mostrar o que????

    Achei digno mostrarem sim todo sofrimento, pois os leigos acham que é só fazer cara de mal, entrar no cage e distribuir porrada e a coisa é muito maior que isso.

    Adoro lutas, defendo este esporte. Mas nem tudo são flores, e os seus defensores tem que entender isso.

    Os jornalistas tem que aprender a serem imparciais na midia e que sites de relacionamente tão bem são midia, gera exposição. Então que defendam seus favoritos, mas sem fanatismo.
    E quando não souberem debater um assunto, não entre nele. Mas JAMAIS um defensor do esporte pode encerrar uma conversa dizendo que 'o próximo debate será no ringue'. Por mais que isso seja uma brincadeira. Pegou mal demais. Tão mal, que a jornalista apagou depois.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com o que foi dito aqui nos comentários, só que o problema é que tudo tem 2 pesos e duas medidas...todos sabemos que se Chael Sonnen fizesse exatamente a mesma coisa a mídia brasileira viria com os 2 pés... mas não, a batalha do bem contra o mal vende, o heroi nacional contra o malvado estrangeiro.
    Vejo 2 principais razões pra tudo isso:

    1 - O Brasil não conhece o trash talk que existe a décadas no boxe, os americanos estão cansados disso e pra eles não é surpresa o cara falar coisas pesadas e depois abraçar o adversário após a luta como se fossem os melhores amigos do mundo...

    2 - Empresa 9nine: Que quer criar esse rótulo de heroi nacional, aquele que luta pelo povo, o guerreiro humilde brasileiro que defende nossa pátria nos octógonos mundo afora...(faça me o favor). Essa mesma empresa está fazendo isso com o Neymar, conheço santistas que já não suportam mais toda essa babação de ovo pro Neymar. Eles querem rotular o Neymar como o cara que vai trazer a taça de volta pro Brasil, o heroi nacional que fará o Brasil vencer em 2014...

    Como diz o Sonnen somos fruto do sistema de educação brasileiro...

    ResponderExcluir
  8. Off*
    Vou sim, levo o Refri^^. Se Anderson perder vou ter que aguentar gozação né? Então posso ficar tranquilo....kkkkk.

    On*
    Concordo com a Val, as publicações deveriam ter mais responsabilidade.

    Allan, isso é duro mesmo e receio que excelentes atletas se percam nesse glamour do mkt e no excesso de mídia. Ainda que isso pague e muito bem as contas deles, pode sabotar e muito suas carreiras.

    Pensando na luta A.S x C.S, espero que os dois consigam abstrair isso tudo e lutar em plenas condições mentais e físicas, para termos o espetáculo tão aguardado.

    Dois caras muito duros vão se enfrentar e é péssimo pensar que tudo isso que é veiculado pode sim tirar a atenção deles.


    Abs
    Murilo
    SP

    ResponderExcluir