quinta-feira, 28 de junho de 2012

OPINIÃO DE FÃ : Yasser Hassan Saleh

Boa Tarde aos Integrantes do FC Chael Sonnen,

Meu nome é Yasser e me tornei fã do Chael quando ele começou a falar aquelas besteiras do Anderson.

Achava engraçado, um pouco de verdade aqui, um sarro ali, vestia um personagem de "The Western Tough Guy" ao qual eu tenho muito simpatia. 

Na boa, eu não sou nenhum babaca nem coisa do tipo, tenho muito o que fazer, mas entro na página do fã clube pelo menos uma vez por semana ou quando vejo alguma notícia dele nos sites de esportes. Entro ai para ver a versão dos que defendem o Sonnen, afinal, repito eu não sou um babaca, e muitas vezes o público da nossa imprensinha leva uma nação inteira a levar a sério algo que não é para ser levado a sério. É o amadorismo irresponsável da promoção de notícias feitas no Brasil.

Como bom filho de uma família de imigrantes libaneses, sou palmeirense. Por isso só, já ajuda ainda mais a torcer pelo cara. E na boa, curti muito quando ele respondeu ao que ele concebia como "respeito" e o mal uso do termo no Brasil.

Repetindo, como bom filho de imigrantes, eu sou brasileiro. Eu sei ser brasileiro. Agora, desde criança eu via na televisão um ufanismo absurdo que demonizava os argentinos (tudo bem, chatos existem em todo lugar....). Porém, muitas vezes eu me colocava no lugar do estrangeiro aqui. Com um nome desses fica difícil passar despercebido... Sentia um perigo iminente de a qualquer momento ver os canhões desse nacionalismo virulento se voltarem contra mim.


Sim, eu sou brasileiro e sei sê-lo. O Brasil é um país repleto de maravilhas e mazelas. Claro que me incomoda quando vem alguém de fora e toca neste assunto. Com o Chael não seria diferente, mas o que ele está fazendo é uma interpretação de um personagem para promover a luta. Basta não ter o cérebro de uma ameba, ou seja, ter algum cérebro, já que amebas não os têm, para entender isso. Por isso, ser brasileiro é defender o nosso civismo, antes de tudo, e não tornar as provocações entre lutadores que vivem da promoção de seus próprios eventos sejam o cerne das nossas questões da agenda de debates públicos. Enfim, pondo as declarações do Sonnen em sua condição inicial, não passam de uma grande bobagem.



Eu torço muito para que o Sonnen vença e convença. Os vídeos motivacionais e instrucionais dele são realmente muito bons. O que ele ensina ali são técnicas simples que qualquer um com condicionamento físico razoável é capaz de aplicar. A genialidade e a grandeza vem de coisas simples e não de uma palhaçada de um ensinamento secreto, que beira um exotismo oriental ridículo de um ex-ator, e que tenta se promover a partir do sucesso de um cara que é capaz de pisar em qualquer um para se promover.



Por outro lado, não trato Sonnen como um paladino . Basta ver os problemas que teve com a justiça americana, com acusações de lavagem de dinheiro e doping. No caso do doping, eu não entendi nada e não tenho como me posicionar. No caso da lavagem de dinheiro só posso dizer uma coisa: isso é um problema entre o Chael e a sociedade em que ele vive.

Gostaria que ele soubesse pelo menos de uma coisa que eu tenho a dizer aqui. Se um dia você for candidato republicano, Chael, lembre-se de um grande homem, Russell Kirk. Existem coisas que só com a experiência e com o tempo podem ser compreendidas.

Escrevo aqui porque vi mais uma vez a grande promoção deste evento na mídia aberta. Demonizando o Chael, nutrindo o ódio a ele retomando cada uma das suas declarações, "contra o Brasil", "desrespeitando a todos", já que ele é um marginal...

Acho muito legal o acompanhamento dado por vocês às informações que se tornam notícias.

Força Chael!


Saudações,
Abraços!

Yasser Hassan Saleh 

Nenhum comentário:

Postar um comentário