quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE FÃ - Babi do Brasil

Por que você gosta do "falastrão" ou "fanfarrão" Chael Sonnen?

Bom, a resposta poderia ser simples, eu poderia dar qualquer uma das abaixo citadas:

- por ele ser o maior rival do Anderson Silva (o qual eu desprezo pela arrogância);
- por ele me fazer rir ao ler algumas de suas provocações, algumas vezes desmedidas e descabidas, porém, ridiculamente engraçadas;
- por ele entrar no octógono concentrado, decidido a conquistar o que foi buscar e treinou para conseguir;
- por ele demonstrar respeito ao seu adversário no lugar onde esse respeito realmente importa (dentro do octógono);
- ou, simplesmente porque gosto, ou ainda, porque meu "santo" bateu com o dele (essa é a que mais gosto... rsrs).

Entretanto, acho que a resposta mais correta mesmo (inclusive pra mim quando me faço essa pergunta) é: "sou fã do esporte, por isso gosto do Sonnen, simplesmente por ser fã de MMA".

Gosto de bons profissionais do esporte, tais como: Sonnen, Minotauro, Minotouro, Machida, Shogun, Miltinho Vieira, Toquinho, Tavares, Belfort, Wanderley, GSP, Matt Hughes, Griffin, Mark Muñoz, Randy Couture, Cain Velasquez, Cro Cop, enfim, a lista é bem grande, cada um por uma razão diferente do outro, mas acima de tudo, por darem um show no esporte que aprendi a amar e, pelo respeito que demonstram dentro do octógono. 

Isso nada tem a ver com nacionalidade ou patriotismo. Me recuso a gostar de alguém pelo simples fato de ser brasileiro, principalmente dentro do MMA que não precisa disso, afinal, esse esporte que o Brasil está começando a "amar", foi criado por brasileiros (família Gracie). Portanto, não me importa a nacionalidade, mas sim o profissionalismo. 

Não sou praticante de artes marciais, apesar de ser casada com um professor de karatê e, adorar jiu-jitsu, mas passei a me interessar por MMA pela forma, complexidade, pelo respeito e, (como diria Vitor Belfort) pelo glamour do UFC. Porém, o amor nasceu após assistir a luta de Cyborg vs Carano, onde ambas demonstraram paixão pelo que estavam fazendo, total profissionalismo e um respeito lindo de se ver entre adversários. A partir dali, fui tentando entender melhor e procurei avaliar por mim mesma cada lutador, tirando assim, minhas próprias conclusões.

Pra mim (opinião totalmente pessoal), o lutador perde o valor completamente quando ele desrespeita seu adversário dentro de um espaço onde ambos sabem não ser fácil chegar.

O UFC é o maior evento de MMA do planeta. Para chegar lá, todos eles sabem a dificuldade que é, o quanto têm que provar serem bons. Então, porque não se respeitar, perdendo ou ganhando? Agora, fora de lá, o que vale é o marketing, afinal, o povo precisa vender seu peixe e ganhar dinheirinho, né?

Fico feliz em pertencer a um país "democrático", onde tenho liberdade para escolher do que ou de quem gosto, sem ter que me explicar à ninguém.

Obs.: Antes de vaiarem um estrangeiro quando vier prestigiar seu país lutando, pensem em como somos aclamados lá fora.

Um comentário:

  1. Sonnen foi pego no dopping, acusado de lavagem de dinheiro, desrespeitou vários lutarores brasileiros (Machida, Minotauro, Monotouro). Também nao gostei da atitude do Anderson, nem na luta contra o Demian nem na luta com contra o Vitor. Fazer esse blog foi só pra chamar atençao, simplesmente. Cconseguiram, parabéns!

    Marcus Liberato

    ResponderExcluir