Hoje, cerca de 48 % do público de MMA, no Brasil, é constituído por mulheres.
Tal qual as mulheres, ao longo da história, foram se aproximando do futebol e agora discutem este tema com propriedade, é claro, não deixando de admirar as coxas dos jogadores, o mesmo vem acontecendo no universo das lutas.
Estamos aprendendo as técnicas, as regras e aos poucos adquirindo e formando nossa opinião embasada neste assunto. Sem jamais, é óbvio, deixar de reparar nos corpos atléticos (ou não – risos) dos lutadores (e temos certeza que isso não deve de forma alguma ser alvo de críticas afinal os homens tem à sua disposição as ring girls).
Infelizmente, o preconceito nos cerca. É comum em fóruns de debate de MMA encontrarmos os mais variados comentários sobre a nossa presença. Boa parte destes tentando nos ridicularizar ou nos provar que não entendemos nada e somos meramente “Marias Tatames” o que denota um machismo impróprio e cafona por parte de uma boa fatia do público masculino deste esporte. Que feio!
Recentemente, um blogueiro muito famoso da área, nos disse que seria interessante termos um site de MMA criado e mantido apenas por mulheres “desde que não houvessem balelas” dentro dele. Oras, um comentário que poderia ser bem positivo tornou-se questionável e de certa forma preconceituoso também, afinal de contas o que seriam balelas (somente "mulheres" dizem balelas)??? Eu, particularmente, vivo encontrando coisas que considero “balelas” em sites da área comandados apenas por homens... enfim....
Com balelas ou sem balelas viemos para ficar. Viemos para opinar, torcer, vibrar, aprender e ensinar também. Mesmo que durante algum tempo ainda tenhamos que enfrentar comentários machistas, isso não vai nos afastar porque gostamos do esporte e estudos apontam que somos bem mais “entusiasmadas” que os homens ao assisti-lo.
No jornalismo algumas mulheres já se destacam nos trazendo entrevistas e matérias interessantes. Dentre elas, devemos elogiar a Evelyn Rodrigues que com sua humildade, simpatia e acima de tudo imparcialidade em seus artigos merece atenção especial e estamos muito confiantes de que seu trabalho será em breve de grande relevância neste meio.
Este blog é comandado por homens e mulheres, no entanto um dos ataques que recebemos constantemente é de que só pode ser uma coisa feita por "mulheres e gays". E isso é lamentável, pois nos prova que um certo machismo vulgar fala alto no meio do MMA e temos que romper esta barreira.
Shogun, Aldo, Jones e tantos outros possuem FC no Brasil e neles encontram-se homens e mulheres e aqui não é diferente, portanto arrumem outro argumento, por favor , porque este além de babaca por si só é preconceituoso e sem o menor sentido.
Para finalizar, fica aqui um pedido a todos: tenham uma postura mais receptiva e respeitosa com as mulheres que estão a cada dia se aproximando deste universo das lutas. Ainda que, a princípio, elas desconheçam as entrelinhas do esporte e se limitem a comentar apenas a belezura dos lutadores. Estejam abertos a recebê-las e mostrar a elas o valor do esporte em seu todo.
Andissu Silva disse que o mundo é gay, e mais uma vez temos que discordar dele. O mundo é das mulheres e tê-las no MMA é sinônimo de lucro e de maior visibilidade e reconhecimento. Pensem nisso!
Em nosso FC temos muitas mulheres e todas elas são bem-vindas. Muitas gostam do Sonnen apenas por considerarem ele um cara bonitão (eu, particularmente discordo disso), outras pela personalidade extravagante dele, outras porque o consideram um bom lutador. Recebemos todas elas com o mesmo respeito, afinal de contas o mais importante é participar ... é movimentar ... é fazer o esporte, no geral, crescer e as mulheres têm este poder.
Portanto senhores, vocês gostando ou não, aceitando ou não, entendendo ou não, estejam conscientes de que MMA e mulheres andam de mãos dadas neste momento e este “namoro” tá ficando sério viu!!!
Em breve, seremos a maioria neste meio e seria inteligente vocês irem se preparando para isso! Fica a dica!
E para os lutadores deixamos o nosso apelo feminino, tenham mais cuidado ao escolher os modelitos porque certos visuais são de gosto extremamente duvidoso hein.... (balela - risos)
Que o bom-humor, a alegria, o jeito feminino de ver o mundo, sejam um ponto positivo a mais para o esporte e que todos juntos possamos contribuir para que ele seja cada vez mais respeitado e valorizado!
FIM