terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

» MATRIX

Verdade ou ilusão
por Evandro Pereira

Como no filme Matrix, vivemos em um mundo repleto de ilusões, mas elas não são criadas por máquinas engenhosas, mas sim por canais de televisão e veículos da mídia. Essas ilusões estão por todos os setores da informação: política, educação, saúde pública e economia, mas hoje falarei apenas sobre as mentiras no esporte, mais precisamente no MMA.

Se você quer continuar acreditando em ilusões, tome a pílula azul e pare de ler por aqui.
Mas se está disposto a abrir a mente e enxergar tudo a partir de um novo ponto de vista, aceite a pílula vermelha e se liberte das ilusões.

Grande parte da mídia tenta transformar a rivalidade entre Silva e Sonnen em uma falsa dicotomia entre bem e mal, ignorando qualidades do americano e defeitos do brasileiro. Sei que já abordamos por aqui a visão unilateral da mídia brasileira algumas vezes, mas dessa vez faremos a partir de outro ponto de vista. Desta vez analisaremos a teia de mentiras construída ao redor do aranha (Anderson).

A primeira e mais incômoda mentira: “Anderson é um ídolo do país.”
Meu argumento de recusa é simples: eu conheço muitos fãs antigos de MMA que não são fãs de Anderson, e além disso, a maioria dos fãs de Anderson que conheço, são pessoas que não acompanham o esporte, são apenas tietes que querem cantar “eu sou brasileiro... laralarará laralará...”

A segunda mentira: “Anderson venceu Sonnen com uma costela quebrada.”
Simplesmente não há nenhuma prova, é só uma falácia. Até hoje nunca vi um exame médico ou chapa de raio X que comprove a suposta lesão. Aliás, poucas lesões de Anderson Silva foram provadas. Engraçado, não acham?

A terceira mentira: “Anderson é o maior lutador de todos os tempos no MMA.”
Primeiramente, isso é uma opinião de quem pronunciou a frase, e não uma verdade. Afirmar isso com tanta certeza é uma prova de ignorância e xenofobia. Na minha opinião, o maior lutador da história do esporte é Fedor Emelianenko. Além disso, não o considero, nem o melhor lutador brasileiro, acho José Aldo mais completo e historicamente Anderson não se compara a Minotauro, que é uma verdadeira lenda.

A quarta mentira: “Anderson lutou contra os melhores em sua carreira.”
Minha resposta natural a essa afirmação seria um acesso de riso, pois está astronomicamente longe da verdade. Anderson enfrentou muitos lutadores ruins e medíocres (presas fáceis) e alguns poucos oponentes de bom nível técnico (apenas Belfort, Sonnen e Dan Henderson, pelo que eu me lembro).

Espero que tenham gostado do texto.
Deixe sua opinião, concordando ou discordando.
Até mais e passar bem.

4 comentários:

  1. Olá Evandro sou Rafael Martins dono do FC Jon Jones Brasil, bom mais n é pra isso que vim aqui, e sim pra deixar minha opinião sobre o texto escrito por vc, antes de mais nada quero dizer que tenho alguns reveses em relação a AS''altos e baixos'',mais apesar de tudo não há como negar que ele é um grande lutador,''FATO'',ninguém fica sem perder por tanto tempo se n for bom .Outra coisa ,n concordo quando vc disse q AS so lutou com caras ruins e medíocres, vou citar 2 nomes e depois vc me fala se eles são ruins e medíocres, Rich Franklin,Forrest Griffin, esses que já foram campeões. Só queria saber se tem mais algum super lutador pro tal AS lutar na categoria dele, que esteja no auge da forma.A luta que eu verdadeiramente quero ver são duas, mais sei que uma n irá acontecer, umas dessas lutas estou muito curioso pra ver ,q eh sonnen vs AS, quero ver se chael irá se sair bem como aqela luta incrivel q fez contra AS, a outra luta eh contra o Jones, mais esse sim sei que o AS morre de medo de enfrentar e ja declarou que n pensa em infrenta-lo.

    ResponderExcluir
  2. Execelente Post!
    Infelizmente as pessoas não querem procurar a verdade, prefere vim quase me agredindo dizendo que sou doida por torcer pelo Chaelzito.
    Mas nem discuto mais, perder tempo com pessoas que não merecem nem uma palavra? Nem pensar,
    falem com a minha mão, "Anderson Tietes"

    Mas sou meio suspeita de falar mal do Anderson também, pois não entendo muuuito de MMA, mas sou "telespectadora", digamos assim, e como "telespectadora" vejo que puxam muuuito saco do Anderson e só colocam o Sonnen de super vilão, ele tá mais ruim do que um vilão da Disney.
    Anderson nem é tão humildezinho assim, ele se acha também, tanto que perguntaam para ele:

    - Quem você teria medo de enfrentar no UFC
    ele respondeu:
    - Meu clone (riu)

    ResponderExcluir
  3. Ops

    Murilo
    Sampa... esqueci de falar quem sou..rss

    ResponderExcluir